COMICRO participa de homenagem às microempresas na Câmara dos Deputados

EVENTOS

9 de outubro de 2019

Em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado anualmente no 5 de outubro, o presidente da COMICRO, José Tarcísio da Silva participou da Sessão Solene em Homenagem às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, na Câmara de Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (9). O deputado federal Derci de Matos foi o proponente dessa oportuna homenagem ao segmento que mais gera empregos no país.

Para José Tarcísio, que fez parte da mesa da Sessão Solene, o segmento tem muito a celebrar. “Ao longo dos anos, a COMICRO tem trabalhado incansavelmente junto aos microempresários, empresários de pequeno porte e microempreendedores individuais em busca de um cenário favorável para o segmento. E temos orgulho de termos feito parte de várias pautas em prol do segmento, como foram as discussões para a criação da Lei Complementar 123 instituída em 2006 - mais conhecida como Lei Geral da Microempresa - que veio regulamentar o tratamento favorecido, simplificado e diferenciado aos pequenos negócios, conforme disposto na Constituição Federal”, explica.

Ele lembra ainda que, para que essa Lei se tornasse uma realidade viagens por vários estados do país para a realização de seminários mostrando a real necessidade dessa lei foram promovidas. Assim, aconteceu em 2005, na cidade de Caruaru, em Pernambuco, onde a COMICRO promoveu um grande evento reunindo mais de 1.500 pessoas. E com a Lei Geral, um clima de otimismo tomou conta do segmento que passou a abraçar uma nova luta: a criação do Microempreendedor Individual, o MEI, que hoje, em seus 10 anos de criação já formalizou mais de 9 milhões de empreendedores.

“E neste momento, a COMICRO segue com confiança na Frente Parlamentar da Microempresa que junto ao Governo temos a certeza que vai conseguir chegar a um melhor entendimento de uma Reforma Tributária que seja positiva para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais”, enfatizou José Tarcísio.