Como tirar sua ideia de negócio do papel

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Mas empreender não é uma tarefa fácil. Existe o medo e a insegurança de investir e poder não dar certo. E esses anseios são normais. Sair da zona de conforto é um impacto muito grande na vida das pessoas. 

Empreender implica automaticamente em muito mais responsabilidades. Responsabilidades essas, que nunca foram enfrentadas por alguém que sempre trabalhou para os outros. Para empreender, o primeiro passo é: qual ideia você tem para seu negócio?

A partir dessa ideia, saiba como tirá-la do papel. Separamos 3 passos para te ajudar a tirar sua ideia de negócio do papel e torná-la um empreendimento de sucesso!

Passo 1- Faça uma pesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado não é difícil, mas é necessária muita atenção. Para começar, que tal conversar com as pessoas próximas a você sobre sua ideia? Conte pra eles sobre o que é o seu produto e como ele deverá ajudar as pessoas. A ideia é saber se é ou não viável e se as pessoas comprariam o seu produto ou serviço.

Passo 2- Conheça o seu público-alvo

Após a pesquisa de mercado, é imprescindível entender o seu público-alvo e futuro cliente. Pesquise sobre ele, quais suas dores, anseios e hábitos de consumo. Assim, você terá uma boa vantagem competitiva, podendo focar em resultados positivos de maneira mais clara e certeira.

Passo 3- Analise seus concorrentes

Por último, e não menos importante: você deve conhecer a fundo os seus concorrentes. Acompanhe como eles se posicionam no mercado, quais são as suas forças, e principalmente, quais são as suas fraquezas.

E caso você não tenha concorrentes diretos, pesquise os mercados semelhantes.

Tem alguma dúvida sobre como tirar sua empresa do papel?

Conte com a COMICRO para te ajudar nesse desafio! A Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é uma entidade nacional que há mais de 26 anos atua na representação das microempresas, empresas de pequeno porte e, desde 2008, dos microempreendedores individuais, formando o Sistema COMICRO-FEMICRO-AMICRO. Tem como um de seus principais objetivos representar e defender os interesses das entidades filiadas, e em especial, os direitos e aspirações dos pequenos negócios, sempre na busca de um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento deste segmento. 

 

CONHEÇA O PROGRAMA PROMEI MAIS 

Com o objetivo de promover o fortalecimento dos pequenos negócios brasileiros através da formação de redes de negócios, geração de oportunidades e disseminação de informação e conhecimento, a COMICRO desenvolveu o PROMEI MAIS - Programa de Fortalecimento das Microempresas e Empreendedores Individuais e conta com o apoio do SEBRAE.

São diversas ações e conteúdos disponíveis para você que é empreendedor ou quer empreender. Palestras, cursos, consultorias, conteúdos digitais, plataformas de divulgação de negócios e muito mais.

 

Para participar de palestras e cursos clique aqui e confira a agenda do mês.

 

Para divulgar seu negócio on-line e gratuitamente, acesse o site MercadoriaZ e cadastre sua empresa grátis.

 

Para participar da consultoria on-line e falar com um especialista, Acesse Consultoria COMICRO e faça sua inscrição grátis.