De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC), a data comemorativa é considerada a terceira mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Somente no ano passado, estima-se que foram quase R$ 400 milhões movimentados no e-commerce. Os ramos que mais se destacam em vendas são eletrônicos, brinquedos, vestuário e calçados.
A especialista do Sebrae Nacional recomenda que os donos de pequenos negócios fiquem atentos às regras de publicidade para o público infantil, que é regulamentada pela legislação brasileira e apresenta restrições, como também as obrigações do varejo na comercialização de brinquedos. No caso da publicidade, não é recomendado usar imagens de crianças em situação de vulnerabilidade ou linguagem com uso de tom imperativo com apelo ao consumo, bem como incentivo a conflitos ou a relações desarmoniosas entre as pessoas, por exemplo.
1. Encante os pequenos
Algumas atividades que podem ser realizadas nas lojas físicas com oportunidade de promover experiências para os clientes, engajar e fortalecer a relação com a marca: contação de histórias; teatro de fantoches; oficinas de produção de desenhos, pinturas e brinquedos a partir de objetos usados. Uma vitrine temática, colorida e divertida também pode atrair os olhares dos pequenos e dos responsáveis, bem como uma embalagem mais caprichada, com um brinde de guloseimas, demonstrando que o seu negócio dá atenção ao cliente. Empresas de serviços como escolas, salões de beleza, consultórios de pediatras e dentistas podem enviar um cartão digital para seus clientes e fazer uma decoração especial.
2. Explore atividades que estimulem a conexão entre as pessoas
As empresas e profissionais que atuam com teatro e animação, por exemplo, podem promover peças e musicais; atividades itinerantes como shows de mágica, brincadeiras com as crianças em reuniões de grupos. Os restaurantes podem realizar ações promocionais como desconto em pratos infantis e atividades nas brinquedotecas; as academias que tenham esportes para crianças podem promover atividades recreativas especiais ao longo da semana; as lojas de PET podem realizar ações para os pequenos que têm um animal de estimação ou ações para estimular a adoção de animais, atraindo fluxo.
3. Planeja ações sociais
Empresas engajadas em ações sociais recebem a admiração dos clientes, considerando a importância que o consumidor tem dado a questões de responsabilidade social e ambiental. Uma boa ideia é realizar ações como arrecadação de brinquedos e roupas; doação para cada venda realizada revertida para uma creche de sua escolha e de sua confiança. Com isso, além de ajudar instituições, o empreendedor pode atrair a atenção de clientes que são engajados em assistência social.
4. Organize seu estoque e planeje sua logística com cuidado
Não perca tempo e se antecipe para não perder essa oportunidade. O empresário vai precisar entrar em contato com seus fornecedores e, muitas vezes, esse fornecedor é também seu concorrente. Então, anote tudo que você acha que vai vender mais e faça uma pesquisa de mercado para se atualizar sobre as preferências da garotada para aumentar o seu estoque com esses itens. Lembre-se também que toda data comemorativa é acompanhada pelo aumento das vendas, o que exige uma preparação maior para a separação e envio dos produtos. Por isso, deixe bem claro em seu site quais os prazos de entrega da sua loja e quais as opções de envio disponíveis para clientes.
5. Facilite o pagamento com opções variadas
É essencial que a sua empresa ofereça formas de pagamento variadas, como cartão de crédito, débito, boleto ou PIX. Alguns negócios optam por oferecer pagamento junto às carteiras digitais, como a Ame Digital ou o PicPay.