Donos de pequenos negócios evitam repasse do aumento de custos para o preço final


Muitos não sabem, mas o aumento dos custos é o que mais tem dificultado a vida dos donos de pequenos negócios. Porém, muitos empreendedores estão evitando repassar os reajustes para os consumidores.

De acordo com a primeira edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9% deles repassaram integralmente para os seus clientes a subida dos gastos de operação das empresas, 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram um repasse apenas parcial.

A Pulso dos Pequenos Negócios mostra que 76% dos empresários registraram crescimento dos gastos, em um período de um mês e ainda que a elevação dos gastos com insumos e mercadorias, combustíveis, aluguel, energia, entre outros, foi a principal dificuldade para 42% dos empresários, seguida de falta de clientes (24%), além das dívidas com empréstimos (10%), impostos (4%) e com fornecedores (3%).

A falta de clientes tem sido um dos principais motivos de preocupação dos empreendedores e diante da falta de consumidores e da redução do poder de compras das famílias, os pequenos negócios vão resistir ao máximo repassar esses custos para não perder vendas. Eles estão preferindo reduzir o lucro para manter os clientes.

A estratégia de não repassar os aumentos de custos está sendo adotada tanto pelos microempreendedores individuais (MEI) quanto pelos donos de micro e pequenas empresas. A pesquisa revela que o repasse total do aumento de custos para o preço final foi adotado por apenas 10% das micro e pequenas empresas e 9% dos MEI.




FONTE: Com Informações da Agência Sebrae de Notícias