Os pequenos negócios seguem sustentando a geração de novos postos de trabalho no Brasil

Os pequenos negócios fecharam o primeiro semestre de 2022 respondendo por 7 em cada 10 empregos no Brasil segundo apontou nova análise do Sebrae, feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), onde mostra que no primeiro semestre deste ano as microempresas e empresas de pequeno porte foram responsáveis por 961,9 mil vagas de emprego (72,1% do total), enquanto as médias e grandes responderam por pouco mais de 279,8 mil (21%).

No acumulado dos seis primeiros meses de 2022, segundo o levantamento do Sebrae, as 
 microempresas e empresas de pequeno porte do setor de Serviços continuaram sendo a principal força geradora de postos de trabalho do país, superando a marca de 533 mil contratações. 

Já os setores de Construção e Indústria da Transformação seguem em segunda e terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados respectivamente. Em todos os setores, o segmento apresentou saldo positivo no período, inclusive no Comércio, que foi o único com saldo negativo entre as médias e grandes. Enquanto as microempresas e empresas de pequeno porte criaram 90.6 mil novos postos, as médias e grandes empresas encerraram 42,8 mil vagas.

Dados do mês de junho

De acordo com o Caged, o Brasil teve um saldo positivo de 277,9 mil novas vagas em junho. Desse total, as microempresas e empresas de pequeno porte foram responsáveis pela criação de 176,8 mil empregos (63,6% do total), enquanto as médias e grandes tiveram uma participação de 26,6% no total de vagas (saldo de 73,9 mil vagas).

De modo semelhante ao mês anterior (maio), todos os setores, em todos os portes (MPE e MGE), apresentaram saldos de contratações positivos. Entre os pequenos negócios, o setor de Serviços liderou com 78 mil novos postos de trabalho.


FONTE: Com Informações da Agência Sebrae de Notícias