Delivery é sinônimo de bons negócios para os pequenos negócios

A praticidade e a rapidez de entrega de produtos, solicitados pela internet, tornam-se cada vez mais indispensáveis na nova rotina dos brasileiros. Hoje, o delivery é visto especialmente como uma solução para os clientes, com a conveniência em primeiro plano neste período de pandemia. Além disso, esse serviço contribuiu diretamente com a dinâmica dos donos de pequenos negócios, possibilitando que eles não encerrassem as atividades, conforme se verificou o avanço das medidas restritivas de funcionamento das diferentes atividades econômicas. 

“O empreendedor deve optar por utilizar o serviço de entrega a partir do momento em que ele identifica potenciais clientes que podem comprar o produto dele utilizando um canal remoto”, indica o analista de competitividade do Sebrae, Ivan Tonet. “Pode ser uma rede social, como WhatsApp, Instagram, loja virtual ou marketplace, caso ele opte por utilizar essa plataforma. Nesse sentido, é importante ter dimensão que as formas de entrega são diferenciadas, se forem feitas na mesma cidade ou destinadas para outros estados”, aponta. 

Quando a entrega é feita em poucos minutos aos clientes, a atuação da empresa é bem vista pelos consumidores e a reputação do negócio também fica elevada. Isso tem valor para o cliente. Há a possibilidade de colocar um valor maior, se ele estiver disposto a pagar. Tem que caber na margem do produto, ou ele deve estar disposto a pagar um montante adicional pelo tipo de entrega mais urgente. Os fatores de custo e de concorrência também precisam ser analisados. 

Torna-se indispensável que o empreendedor fique atento aos prazos, evitando contratempos. Ao operar no marketplace, por exemplo, o não cumprimento do prazo definido desencadeia penalização. Na loja virtual e nas redes sociais, ele é punido pelos clientes. Por isso, se surgir alguma falha no decurso, torna-se indispensável abordar proativamente o cliente e antecipar isso, propondo soluções, além colocar-se à disposição para resolver os problemas. 

Confira dicas de como não falhar no delivery: 

1- Saiba que o pequeno negócio deve estar adequado a todo o processo logístico. 

2- Ainda que o empreendedor não saiba como funciona o fluxo logístico, ele deve estar aberto para aprender. Afinal, só se aprende operando.

3- É importante comprar a quantidade de produtos adequada para que haja a manutenção da oferta. 

4- Considere que o armazenamento dos produtos seja eficaz, facilitando a coleta por quem fará a embalagem. 

5- Aposte na conferência de produtos para evitar erros. 

6- Os processos de embalagem e envio dos produtos devem ser feitos em prazo mínimo adequado, proposto ao cliente. 

7- Antes de definir quais serviços da empresa contarão com entrega de produtos, é fundamental que o empreendedor faça uma pesquisa detalhada. 

8- Se a entrega delivery for feita no mesmo dia do pedido, as alternativas são: contratar operadores logísticos que prestem esse tipo de serviço ou montar uma equipe própria de motoboys profissionais. 

9- Ao analisar a logística própria e uma logística terceirizada, é preciso considerar os custos de manutenção de uma pessoa que trabalha com exclusividade na operação do negócio. 

10- É recomendável que o empreendedor não atue apenas com uma única solução de entrega, quando o destino é um cliente fora da cidade ou do estado. É essencial que o consumidor tenha possibilidades de escolha, podendo verificar qual delas faz mais sentido para ele. A utilização de comparadores de frete é um recurso que pode fazer toda a diferença nesse momento.


FONTE: Com Informações da Agência Sebrae de Notícias