Atenção MEI: cobranças que chegam por e-mail, endereço ou mensagem de celular podem ser golpe!

Orientações sobre Fraude - Microempreendedor Individual

Fique atento! O Portal do Empreendedor não envia mensagens ou qualquer correspondência que exija algum pagamento.  

Vale lembrar: A cobrança feita por Associações ou oferta de serviços privados para inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI, somente poderá ser feita a partir de demanda prévia do próprio MEI.

Importante também: O boleto da contribuição mensal (guia DAS) é emitido diretamente no site do Governo Federal. (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/servicos-para-mei/pagamento-de-contribuicao-mensal).

Além disso, todo os serviços disponíveis no Portal do Empreendedor são muito fáceis de usar. Fizemos dessa forma justamente para você não precisar gastar mais e poder investir no seu negócio! Mas fique à vontade em contratar alguém para te ajudar.

Dicas para não cair em golpes:

- Não pague nenhum boleto recebido por e-mail sem antes verificar a veracidade da cobrança.
- Não clique em links de e-mails ou mensagens WhatsApp de remetentes que você não conhece; E se for de conhecido, confirme com ele!
- Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
- Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações;
- Acesse canais de informações oficiais sobre a atuação do governo brasileiro.

Saiba como proceder diante de golpes e fraudes:

*Caso eu receba algum boleto de associações, o que devo fazer?
Se você não se associou, não pague! E outra coisa, a sua inscrição como MEI não vincula a registro em sindicato ou associação representativa. Isso é escolha sua!

*Fiz o pagamento de um boleto falso, o que devo fazer?
Registre um boletim de ocorrência para que a autoridade policial apure o caso. Se achar mais fácil, registre um boletim de ocorrências on-line. Para isso, procure o site da polícia civil do seu Estado. Lembre-se que o MEI, enquanto consumidor de produtos e serviços, também está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Então aproveite e registre o que aconteceu no site da Secretaria Nacional do Consumidor: https://consumidor.gov.br.

*Devo responder e-mails solicitando que eu retifique minha DASN-SIMEI?

De jeito nenhum! Essa declaração de faturamento (DASN-SIMEI) é feita direto no site do Simples Nacional. É melhor, você pode acessar aqui no Portal do Empreendedor mesmo. Isso serve para a retificação da DASN-SIMEI também!



FONTE: Portal do Empreendedor - gov.br/mei