Confira algumas dicas para aumentar as vendas durante a Black Friday

Quem empreende deve se preparar para não perder a chance de garantir lucro, entre outros benefícios para o negócio durante a  Black Friday, que tradicionalmente a data no calendário promocional é a última sexta-feira de novembro.

Neste ano, cai no dia 24, mas durante todo o mês de novembro as ofertas aparecem pelo comércio nos mais diversos segmentos, nas lojas físicas e on-line. O empreendedor que quiser aproveitar o período para vender mais deve ter um mínimo de planejamento para definir a melhor estratégia, avaliando os produtos ou serviços que serão destacados, bem como o seu público-alvo e os descontos que serão oferecidos.

No caso do segmento de serviços, recomenda-se ao dono do pequeno negócio avaliar sua capacidade operacional com antecedência e estabelecer condições de uso da oferta bem claras.

Confira algumas dicas práticas para potencializar as vendas nesta data:

A Black Friday não acaba no dia 24 de novembro. A data faz parte da experiência de consumo e contribui para se aproximar do cliente. O pós-venda também pode ser um diferencial ao reverter uma situação negativa que tenha ocorrido durante a campanha ou abrir um canal de relacionamento;

Não precisa abaixar o preço de todos os produtos. O dono do pequeno negócio deve tomar cuidado para não operar no vermelho e ficar atento se uma estratégia de saldão não vai gerar prejuízo;

Defina sua tática de vendas: escolha uma categoria de produtos para destacar as ofertas ou crie combos promocionais com itens que equilibrem as margens de lucro, oferecendo descontos progressivos, por exemplo.

Atenção especial à precificação: avalie todos os custos envolvidos nos pontos físico e digital. É importante entender o que oferecer e em quais condições em cada canal de venda. Coloque isso na ponta do lápis para não correr riscos.

Engaje sua equipe: o envolvimento dos colaboradores pode contribuir para resultados mais significativos. Explique para sua equipe qual é a meta pretendida e a lógica está por trás daquela estratégia;

Seja transparente: os consumidores estão atentos aos preços e começam a pesquisar os produtos e serviços do seu interesse antes da data. A expressão “Black Fraude” tornou-se conhecida após a frustração com alguns descontos oferecidos. 

FONTE: Agência Sebrae de Notícias