Confira algumas dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

O uso de ferramentas digitais têm transformado a interação entre as empresas e os clientes. Com o desenvolvimento cada vez mais acelerado de novas tecnologias, os donos de pequenos negócios têm conseguido se aproximar muito mais dos seus consumidores, a partir de um atendimento mais personalizado e a construção de relacionamentos mais duradouros.

A utilização de ferramentas digitais permite que a empresa esteja 24h por dia, ao longo de sete dias da semana, à disposição do cliente. Seja por meio de um canal digital, site próprio ou marketplace, onde são vendidos os produtos ou serviços, ou via recursos de automação do atendimento, com uso de tecnologias que conseguem tirar dúvidas dos clientes, com respostas automáticas, a qualquer momento do dia.

Conheça algumas dicas para melhorar o relacionamento com os clientes:

Personalização e Segmentação

Utilize ferramentas digitais para coletar dados sobre os clientes e oferecer mensagens personalizadas. Segmente seu público para direcionar mensagens específicas para diferentes grupos de clientes. Uma ferramenta digital que permite o conhecimento e reconhecimento do cliente é o software CRM – sigla que significa Customer Relationship Management, ou gerenciamento do relacionamento com o cliente. Ele permite que o empresário possa traçar estratégias de vendas a partir do perfil, características e grupos de clientes.

Automação de atendimento e marketing
Implemente ferramentas de automação de marketing para enviar mensagens personalizadas, automatizar campanhas e nutrir leads. Utilize recursos para oferecer descontos personalizados, promoções especiais e lembretes de compras. Um exemplo é o uso de chatbots que simulam conversas humanas, via chat ou mensagem, são muito utilizados para automatizar tarefas de atendimento ao cliente, permitindo tirar dúvidas e enviar orientações em qualquer hora do dia.

Presença on-line eficaz

Desenvolva um site responsivo e fácil de navegar, proporcionando informações claras sobre produtos, serviços e formas de contato. Esteja presente nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo, mantendo uma comunicação ativa e engajadora. As próprias redes sociais e o Google oferecem ferramentas – chamadas analytics – incluídas nas versões para empresas, onde é possível coletar dados muito úteis sobre acessos e interações com sites e perfis.

Canais de Comunicação Multicanal

Utilize diferentes canais de comunicação, como e-mail, redes sociais, chat on-line e telefone, para estar acessível aos clientes onde quer que estejam. Integre esses canais para garantir uma comunicação consistente e eficiente. No mercado existem muitas ferramentas digitais que possibilitam que a empresa faça essa integração.


FONTE: Agência Sebrae de Notícias