Novidade para o Microempreendedor Individual. É que a página da Declaração Anual Simplificada para o MEI– DASN SIMEI, disponível no Portal do Simples Nacional passou a ser responsiva. Isso quer dizer que o conteúdo da página se adapta ao formato da tela do dispositivo utilizado para a sua visualização. Seja no computador, no tablet ou no celular, o layout se ajusta para favorecer a experiência do usuário e torná-la mais agradável e atrativa.
Essa atualização permitiu que a declaração fosse incluída nos serviços disponíveis no App MEI a partir do dia 01/12/2021. O aplicativo está disponível para download nas lojas de aplicativos Google play, para o sistema operacional Android, ou Apple Store, para o sistema operacional iOS.
É importante lembrar que a DASN SIMEI deve ser apresentada por todos os empresários que foram optantes pelo SIMEI em pelo menos um dia do ano-calendário a que ela se refere.
O prazo para entrega da DASN-SIMEI, situação NORMAL, é até o último dia do mês de maio do ano-calendário seguinte. A declaração referente a 2021 deverá ser transmitida apenas a partir de janeiro de 2022.
Já no caso de EXTINÇÃO do CNPJ, o MEI deverá entregar a DASN-SIMEI de "Situação ESPECIAL" até:
• O último dia do mês de junho, quando a extinção ocorrer no primeiro quadrimestre do ano-calendário.
• O último dia do mês subsequente à extinção, nos demais casos.
FONTE: SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL
Notícias relacionadas

Programa Desenrola Pequenos Negócios tem sua Portaria regulamentada

Microempreendedoras Individuais têm direito a licença-maternidade

Pesquisa mostra que renda do brasileiro aumentou no último ano
