Mais de 20 milhões de empresas formalizadas estão no Simples Nacional

E o mês de maio está chegando ao fim com uma ótima notícia para o universo dos pequenos negócios. É que o número de empresas formalizadas optantes pelo Simples Nacional atingiu a marca de mais 20 milhões segundo mostrou a Receita Federal.

Muitos não sabem, mas as empresas que aderem ao sistema tributário do Simples Nacional ou Super Simples, como é mais conhecido, exercem um importante papel no aumento da arrecadação do país. Foram as criações dessas empresas que permitiram que milhões de brasileiros que se viram sem um emprego, pudessem encontrar no empreendedorismo uma fonte de renda e ocupação.

Simples Nacional x Lei Geral

Foi criado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em 2006 para facilitar a vida do empreendedor. Até 2014, apenas empresas que atuavam no comércio e indústria podiam optar por esse regime. Outra conquista da Lei Geral foi a criação do Microempreendedor Individual (MEI), em 2008, que fez com que o Brasil possuísse o maior programa de formalização e de inclusão previdenciária do mundo.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 14 milhões de donos de pequenos negócios formalizados como MEI. Outros dados do Ministério da Economia mostram ainda que, só em 2022, 646 mil novos profissionais autônomos se registraram no país. É o empreendedorismo brasileiro cada vez mais ganhando força e condições para crescer e se prosperar!


Da Redação COMICRO com Informações da Receita Federal e do Ministério da Economia