Saiba como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI)

Com a nova fase que estamos passando, o desemprego vem se transformando em oportunidade para muitas pessoas que sempre quiseram ter o seu próprio negócio. Atualmente, 53% dos negócios brasileiros são de Microempreendedores Individuais (MEI). Além de super fácil de se formalizar, o MEI tem várias de atividades regularizadas, e o melhor, ainda possibilita a contratação de até um funcionário, sabia disso?

Mas, você sabe o que é necessário para formalização do MEI?

É importante, primeiramente, verificar se a ocupação que a sua empresa possui pode ser realizada por meio do programa MEI. Para saber desta informação, consulte a lista de funções permitidas no site oficial do Portal do Empreendedor.

Após isso, basta seguir os passos abaixo:

1- Faça um cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal, na plataforma Gov.br;

Será necessário preencher alguns dados pessoais e dados do seu negócio;

2- Após o preenchimento dos dados, no Portal do Empreendedor, você deve clicar em: "Formalize-se" para preencher os dados solicitados no cadastro;

3- Você deve receber um código no seu aparelho telefônico, que servirá no processo de abertura da empresa;

4- Coloque o código no local indicado para que sua inscrição seja confirmada;

5- Formalize sua solicitação de acordo com as orientações do município onde seu MEI foi registrado. 

E agora, quais serão suas obrigações como MEI?

● Pagamento da guia DAS;

● Emissão de notas fiscais;

● Relatório mensal das receitas;

● Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN - SIMEI);

● Informações sobre funcionários contratados.

O MEI é a principal forma de se ter uma empresa de forma legalizada e organizada. Com um CNPJ em mãos, ficará mais fácil acompanhar o crescimento do seu negócio, abrindo portas para que você possa empreender e evoluir cada vez mais.

Conte com a COMICRO para te ajudar nesse desafio! A Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é uma entidade nacional que há mais de 26 anos atua na representação das microempresas, empresas de pequeno porte e, desde 2008, dos microempreendedores individuais, formando o Sistema COMICRO-FEMICRO-AMICRO. Tem como um de seus principais objetivos representar e defender os interesses das entidades filiadas, e em especial, os direitos e aspirações dos pequenos negócios, sempre na busca de um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento deste segmento.

CONHEÇA O PROGRAMA PROMEI MAIS

Com o objetivo de promover o fortalecimento dos pequenos negócios brasileiros através da formação de redes de negócios, geração de oportunidades e disseminação de informação e conhecimento, a COMICRO desenvolveu o PROMEI MAIS - Programa de Fortalecimento das Microempresas e Empreendedores Individuais e conta com o apoio do SEBRAE.

São diversas ações e conteúdos disponíveis para você que é empreendedor ou quer empreender. Palestras, cursos, consultorias, conteúdos digitais, plataformas de divulgação de negócios e muito mais.

Para participar de palestras e cursos clique aqui e confira a agenda do mês.

Para divulgar seu negócio on-line e gratuitamente, acesse o site MercadoriaZ e cadastre sua empresa grátis.

Para participar da consultoria on-line e falar com um especialista, Acesse Consultoria COMICRO e faça sua inscrição grátis.