O processo de formação de preço é a
análise feita para definir qual será o valor cobrado por seus produtos ou
serviços. Para calcular esse preço, é necessário levar em conta fatores como:
●
Custos;
●
Margem de lucro;
●
Despesas fixas e variáveis, dentre outros.
Para que o seu
negócio possa dar lucro, é imprescindível que você calcule bem todos os custos
antes de definir o preço de venda de sua demanda. Isso quer dizer que você deve
levar em conta despesas com matéria-prima, custos fixos e variáveis,
mão-de-obra e deslocamento. Os valores cobrados devem cobrir todas essas
despesas, além de oferecer lucro para a empresa.
Você sabe como funciona o cálculo da formação de preço?
Para calcular a formação de preço de seu
produto/serviço você deve observar todos os custos e despesas incluídos na
produção do mesmo. Mas, você sabe a diferença entre custo e despesa?
Estão diretamente
relacionados à operação, isso quer dizer que, são os gastos essenciais para que
a atividade principal da empresa seja realizada, como por exemplo, a compra de
matéria-prima, o pagamento de fornecedores, entre outros gastos semelhantes.
São os gastos ligados à administração,
que correspondem aos investimentos efetuados para que a empresa possa alcançar
seus objetivos. Como exemplo de despesas, podemos citar o pagamento de
salários.
É importante saber
que tanto os custos quanto as despesas devem estar inseridos no cálculo de
formação de preços, pois, eles impactarão no preço final de venda.
Como
encontrar o preço de venda?
Como já vimos, para definir um preço de venda do produto ou serviço, é necessário analisar todos os seus custos e despesas para poder calcular o valor final do produto ou serviço. Assim, a definição do preço final deve ser feita dessa forma:
➢ Preço de venda = custos + despesas + lucro
Exemplo: a soma de custos e despesas para
produzir e vender uma calça é de R$ 40. E o objetivo do empreendedor é lucrar
R$ 30 na venda de cada calça.
Ou seja, com o custo
e a meta de lucro chegamos ao preço ideal da venda: R$ 40 + R$ 30 = R$ 70! Simples, não é?
Dica importante: nos
casos onde a empresa oferece frete ou delivery, é necessário adicionar a esse
cálculo os valores gastos com a entrega, como por exemplo, pagamento de
combustível e serviço de motoboy.
E não esqueça: é
importante que sejam realizados os cálculos adequados, de acordo com a
realidade da sua empresa para que a formação de preços seja feita de forma
correta, pois isso contribuirá também para a saúde financeira do seu negócio.
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