Formação de preços: o que é, como funciona e como calcular?

      O processo de formação de preço é a análise feita para definir qual será o valor cobrado por seus produtos ou serviços. Para calcular esse preço, é necessário levar em conta fatores como:
 
      Custos;
      Margem de lucro;
      Despesas fixas e variáveis, dentre outros.
 
Para que o seu negócio possa dar lucro, é imprescindível que você calcule bem todos os custos antes de definir o preço de venda de sua demanda. Isso quer dizer que você deve levar em conta despesas com matéria-prima, custos fixos e variáveis, mão-de-obra e deslocamento. Os valores cobrados devem cobrir todas essas despesas, além de oferecer lucro para a empresa.
      Você sabe como funciona o cálculo da formação de preço?
     Para calcular a formação de preço de seu produto/serviço você deve observar todos os custos e despesas incluídos na produção do mesmo. Mas, você sabe a diferença entre custo e despesa?
Estão diretamente relacionados à operação, isso quer dizer que, são os gastos essenciais para que a atividade principal da empresa seja realizada, como por exemplo, a compra de matéria-prima, o pagamento de fornecedores, entre outros gastos semelhantes.
São os gastos ligados à administração, que correspondem aos investimentos efetuados para que a empresa possa alcançar seus objetivos. Como exemplo de despesas, podemos citar o pagamento de salários.
 
É importante saber que tanto os custos quanto as despesas devem estar inseridos no cálculo de formação de preços, pois, eles impactarão no preço final de venda.
 
Como encontrar o preço de venda?
      Como já vimos, para definir um preço de venda do produto ou serviço, é necessário analisar todos os seus custos e despesas para poder calcular o valor final do produto ou serviço. Assim, a definição do preço final deve ser feita dessa forma:
   Preço de venda = custos + despesas + lucro  
    Exemplo: a soma de custos e despesas para produzir e vender uma calça é de R$ 40. E o objetivo do empreendedor é lucrar R$ 30 na venda de cada calça.
Ou seja, com o custo e a meta de lucro chegamos ao preço ideal da venda: R$ 40 +  R$ 30 = R$ 70! Simples, não é?
 
Dica importante: nos casos onde a empresa oferece frete ou delivery, é necessário adicionar a esse cálculo os valores gastos com a entrega, como por exemplo, pagamento de combustível e serviço de motoboy.
 
E não esqueça: é importante que sejam realizados os cálculos adequados, de acordo com a realidade da sua empresa para que a formação de preços seja feita de forma correta, pois isso contribuirá também para a saúde financeira do seu negócio.
 
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